Muita gente não sabe, mas bebê pode ter cárie sim. Isso não é algo comum, mas pode acontecer com o seu bebê se você não tomar alguns cuidados. 

Hoje em dia a amamentação prolongada é muito comum e com isso devemos estar atentos à higiene bucal infantil. Entre os motivos é que pode levar a criança a ter sapinho, manchas nos dentes e principalmente as cáries.

Mesmo na boca ainda sem dentes devemos fazer a higienização, sempre que possível, após cada mamada porque restos do leite ficam depositados sobre a língua, gengivas e bochechas da criança.

Se houver um desequilíbrio das bactérias e fungos presentes na boca, podemos ter o popular “sapinho”. Ele levará muito desconforto a essa criança, tendo dificuldade na alimentação, seja ela só aleitamento ou durante a fase de introdução dos alimentos.

Pensando nessas situações que podem acontecer, veja abaixo alguns esclarecimentos e tire suas dúvidas.

1 – O DENTE DO SEU BEBÊ PODE ESTAR COM CÁRIE

Considerando que toda criança até os primeiros 36 meses são bebês, elas podem ter cárie. Porém, enquanto o aleitamento é exclusivamente materno, não sendo utilizadas fórmulas, tanto como complementação ou como fonte de nutrição, a probabilidade é menor de termos cárie nesta fase.

No momento em que se inicia a introdução dos alimentos (suco de fruta, fruta, alimento pastoso e depois sólido) se não houver higiene dos dentes, os riscos aumentam e o bebê pode ter cárie, que pode evoluir e com possibilidade de chegar até a um tratamento endodôntico (tratamento de canal).

A cárie nesse estágio não tem o aspecto de cavidade que muitos conhecem. Ela começa como uma mancha branca perceptível pelas mães e que pode evoluir rápido ou não dependendo do grau de higiene e da alimentação. Neste estágio a cárie não provoca dor, mas as mães precisam ser bem orientadas pelo cirurgião dentista.

Se a cárie evoluir – notando-se a cavidade no dente que pode ser escura ou não levando, como dito acima, a necessidade de tratar o canal ou em alguns casos até a perda do dente, o que vai prejudicar muito a alimentação se for um dente de trás, a estética e/ou fala se for da frente.

Algumas mamães perguntam se as cáries podem ser eliminadas naturalmente, mas, isso não é possível porque ela não se reverte. As cáries por aleitamento ou amamentação normalmente atingem os incisivos superiores (os da frente) começando pelo meio deles e as que são devido a alimentação iniciam nos dentes posteriores (de trás).

2 – COMO SÃO TRATADAS AS CÁRIES NOS BEBÊS?

O tratamento de cárie para os bebês é feito da mesma forma que realizado em adultos. A diferença é que são utilizadas técnicas lúdicas para entretenimento e acalma-los, facilitando o procedimento já que demanda mais cuidado.

Algumas pessoas não dão muita atenção para cáries em dente de leite por acreditarem que esse dente irá cair e será substituído pelo dente permanente, mas a verdade é que devemos sim cuidar dos dentes de leite com a mesma atenção que cuidamos dos dentes permanentes.

3 – QUAL É O ASPECTO DO SAPINHO?

São manchinhas brancas que não saem com a higiene oral e que parecem ser restos de leite depositados nas gengivas, na língua, parte interna das bochechas, céu da boca e algumas vezes nos lábios. 

O sapinho também ocorre em crianças que já apresentam os dentes decíduos (conhecidos como dentes de leite). O tratamento, embora simples, deve ser orientado por um cirurgião dentista odontopediatra ou mesmo por um médico pediatra.

4 – QUANDO OU COMO DEVO HIGIENIZAR A BOCA (SEM DENTES) DO MEU BEBÊ?

Na boca ainda sem dentes:

  1. Higienizar com gaze umedecida em água filtrada ou fervida enrolada no dedo;
  2. Passar pela língua indo até onde o bebe deixa para não provocar náusea;
  3. Passar pela gengiva superior, inferior e pelas bochechas;
  4. Como a boca é muito pequena já devemos ter higienizado o céu da boca.

A higienização deve ser feita após cada mamada, sempre que possível, mas, se a criança adormeceu, não vamos acordá-la para isso.

5 – PRECISO ESCOVAR OS DENTES DO MEU BEBÊ?

Pelo explicado acima chegamos à conclusão que devemos escovar os dentes do bebê:

 

  • Quando só estão presentes os incisivos (dentes da frente) podemos continuar utilizando a gaze umedecida;
  • Mas quando surgem os molares (dente do fundo da boca) precisamos começar com a escovação.

6 – COMO ESCOVAR OS DENTINHOS?

Existem as escovas infantis que são dedeiras que a mamãe pode utilizar. Também há escovas próprias para cada idade variando a indicação de acordo com o fabricante, mas sendo sempre macias.

A utilização do creme dental deve ser sem flúor, seja bebê ou criança até os 7 anos, porque é apenas nessa idade que ela aprende realmente a cuspir toda espuma e não a engolir total ou parcialmente essa espuma produzida pelo creme dental.

7 – QUAL A QUANTIDADE DE CREME DENTAL DEVO UTILIZAR?

Nos primeiros meses pode-se higienizar os dentes apenas com a escova umedecida, mas se desejarmos utilizar creme dental, a quantidade é de um grão de arroz cru até os 7 anos. 

Para as mamães que têm filhos com idades superiores, o recomendado é um grão de arroz cozido, sendo que a utilização do creme dental com flúor ou sem flúor deve ser feita conforme a orientação do dentista.

Não se esqueça, para evitar a cárie infantil você deve tomar todos os cuidados mencionados acima e visitar um dentista regularmente.