Sangramento na gengiva ao escovar os dentes, ao passar o fio dental ou mesmo ao morder um pedaço de pão, é um sinal de que você está com uma inflamação na gengiva.

Se não for tratada no início, representa um grande risco para a saúde, em pessoas normais e principalmente para quem tem problemas no coração.

Você pode acordar com o travesseiro sujo de sangue e achar que o problema vai se resolver sozinho, mas infelizmente isso não é verdade. Muitos pacientes chegam ao consultório com casos mais avançados de inflamação, porque não trataram logo que perceberam os primeiros sinais de sangramento.

Vamos entender o que é a gengivite, como isso ocorre e como podemos minimizar os riscos.

A ORIGEM DO SANGRAMENTO NA GENGIVA

O sangramento na gengiva começa com o acumulo de placa bacteriana, também chamada de biofilme, ao redor dos dentes e entre um dente e outro. A não remoção dessa placa, através de uma higiene oral adequada leva a um aumento do sangramento gengival. O nome científico para essa inflamação gengival é gengivite.

Os pacientes sempre perguntam se existe uma solução para fazer bochechos, um remédio que possam tomar ou uma pasta dental que possa eliminar esse problema. E a resposta é não. Não há ainda, nenhuma substância química que seja capaz de remover, descolar a placa bacteriana aderida à superfície do dente.

Somente a remoção mecânica ajudada pela pasta de dente é capaz disso e, em casos mais avançados a profilaxia (também chamada de limpeza) é capaz de retirar essa placa dos dentes.

Quando usamos o fio e escova dental para escovar entre os dentes, chamamos de escovação mecânica.
Vários pacientes também se queixam de mau hálito (também chamado de bafo), que as deixam constrangidas de falar pertinho de alguém. E falam que lançam mão do uso de balas e pastilhas para tentar neutralizar isso, mas que esse recurso só disfarça isso por pouco tempo.

RISCOS DA GENGIVITE NO CASO DE PACIENTES CARDÍACOS

Em pacientes que tem problemas no coração, a gengivite aumenta os riscos e estes pacientes precisam tratar o mais rápido possível.

Se uma pessoa que tem problemas cardíacos e apresentar uma inflamação gengival, ela pode levar à uma infecção dentro do coração (chamada cientificamente de Endocardite bacteriana) que pode levar à morte desse paciente.

O tratamento dessa situação pode ser feito de duas formas:

  1. Cuidados caseiros precisos com a higiene oral
  • Escovar os dentes com uma escova de cabeça pequena e de cerdas macias de mesma altura, associada à um creme dental.
  • O uso de fio ou fita dental para a remoção da placa bacteriana entre um dente e outro.
  • Essa higiene bucal deve ser feita após as refeições e principalmente antes de dormir. 
  1. Cuidados profissionais

Raspagens realizadas em consultórios odontológicos, com autorização prévia do cardiologista, que indicará ou não um antibiótico profilático para esse paciente.

CONSULTAS PERIÓDICAS

Podemos prevenir o sangramento na gengiva com consultas periódicas ao dentista. Isto é necessário para que ele possa remover qualquer depósito aderido ao dente, corrigir a escovação e, onde for necessário, o modo de usar o fio ou a fita dental. Também será verificado se há necessidade do uso de escovas interdentais ou unitufo para auxiliar na escovação.

O dentista pode colocar o paciente em um programa de prevenção em seu consultório ou clínica, para manter sob controle a saúde bucal desses pacientes, diminuindo assim as complicações cardíacas desse paciente.